domingo, 19 de julho de 2009

Juventude, Comunicação e Segurança

Vejam algumas das propostas que saíram no grupo de discussão sobre Violência e Mídia da Conferência Livre de Juventude e Segurança Pública (que contou com a presença da sociedade civil, diversas organizações de direitos humanos e representantes do Ministério da Justiça).

A conferência livre rolou no dia 04 de julho no Centro Cultural da Juventude (CCJ) em São Paulo:

1 - Garantir o cumprimento da porcentagem de programação regional em horário comercial, visando a diversidade da programação

2 - Controle social e participação da sociedade civil na programação das mídias, por meio de consultas públicas e campanhas que incentivem a opinião crítica.

3 - Rever e propor mudanças na legislação que regulamentam a produção e a veiculação das mídias hoje (Internet, TV, rádio, propagandas e mídia impressa)

4 - Garantir acesso às tecnologias de informação a comunicação à toda a população (internet, TV a cabo, etc...)

5 - Incentivo público à produção e veiculação de programas que disseminem a cultura de paz e de programas de/para jovens.

Além do grupo de trabalho sobre Mídia e Valorização da Violência, houveram outros 3 grupos refletindo sobre o tema "Segurança Pública"

A exemplo da Conferência de Belém, a Conferência Metrolpolitana de São Paulo (instância "oficial") aprovou o indicativo sobre a redução da Maioridade Penal.

A Conferência Livre de Juventude se colocou em contra todo tipo de supressão ou redução de direitos da juventude: NÃO à redução! e NÃO ao toque de recolher!

Para saber mais sobre a Conferência Nacional de Segurança Pública (inclusive concurso de vídeos sobre Segurança Pública), acesse:

www.conseg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário